No Brasil, nos primeiros 20 anos do sec. XVIII, houve uma descentralização da educação colonial, mas os cursos se restrigiam a técnicos e militares.
Podemos enxergar neste quadro um atraso no Ensino Superior Brasileiro, pois os países de colonização espanhola, como a Argentina, contam com universidade desde o séc. XVI. Somente após 720 anos da fundação da primeira universidade no mundo é que em 1808 é criada a primeira Universidade Brasileira com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Foram criados os cursos de cirurgia e anatomia e formação de marinheiros. Sendo que os cursos da "moda", ou seja, os mais importantes não foram permitidos por Dom João VI. Entre eles podemos citar o curso de Direito, que só viria a ser implantado em 1827, pelo Imperador D. Pedro I.
No contexto brasileiro, a universidade com campos multidisciplinares como a conhecemos hoje é uma realidade do séc. XX.
Hoje o Brasil conta com um aparato de 53 Universidades Federais. Sendo que está em implantação uma grande reforma do Ensino Superior e Tecnológico no Governo do Presidente Lula. O REUNI, pretende investir 2 bilhões de reais nas universidades federais, com o objetivo de elevar a oferta em cursos de nível superior dos atuais 2570 para 3601. O mesmo programa visa dobrar os cursos noturnos para facilitar o acesso dos trabalhadores ao nível superior.Como você pode ver, caro leitor, o atual governo visa romper uma barreira secular de concentração do ensino superior nas mãos de poucos, com investimentos na ampliação das Universidades, vale ressaltar projetos com a UAB, o PROUNI, o FIES entre outros.
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica entre em contato conosco. Prof Glauber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário