SEJAM BEM VINDOS

"Caros companheiros, esse espaço é dedicado a textos políticos, históricos e filosóficos como também para as ações do Nosso Mandato Popular.
Leia, discuta, critique e divulgue nossa luta."
Profº Glauber Robson

Acompanhe o Mandato do Prof. Glauber no YouTube

Loading...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Um breve Histórico da Universidade no Brasil.

A Universidade tal como a conhecemos é uma invenção Ocidental, a primeira data do séc. XI, precisamente 1088 na Itália, cidade de Bologna.
No Brasil, nos primeiros 20 anos do sec. XVIII, houve uma descentralização da educação colonial, mas os cursos se restrigiam a técnicos e militares.
Podemos enxergar neste quadro um atraso no Ensino Superior Brasileiro, pois os países de colonização espanhola, como a Argentina, contam com universidade desde o séc. XVI. Somente após 720 anos da fundação da primeira universidade no mundo é que em 1808 é criada a primeira Universidade Brasileira com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Foram criados os cursos de cirurgia e anatomia e formação de marinheiros. Sendo que os cursos da "moda", ou seja, os mais importantes não foram permitidos por Dom João VI. Entre eles podemos citar o curso de Direito, que só viria a ser implantado em 1827, pelo Imperador D. Pedro I.
No contexto brasileiro, a universidade com campos multidisciplinares como a conhecemos hoje é uma realidade do séc. XX.
Hoje o Brasil conta com um aparato de 53 Universidades Federais. Sendo que está em implantação uma grande reforma do Ensino Superior e Tecnológico no Governo do Presidente Lula. O REUNI, pretende investir 2 bilhões de reais nas universidades federais, com o objetivo de elevar a oferta em cursos de nível superior dos atuais 2570 para 3601. O mesmo programa visa dobrar os cursos noturnos para facilitar o acesso dos trabalhadores ao nível superior.
Como você pode ver, caro leitor, o atual governo visa romper uma barreira secular de concentração do ensino superior nas mãos de poucos, com investimentos na ampliação das Universidades, vale ressaltar projetos com a UAB, o PROUNI, o FIES entre outros.
Qualquer dúvida, sugestão ou crítica entre em contato conosco. Prof Glauber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário