SEJAM BEM VINDOS

"Caros companheiros, esse espaço é dedicado a textos políticos, históricos e filosóficos como também para as ações do Nosso Mandato Popular.
Leia, discuta, critique e divulgue nossa luta."
Profº Glauber Robson

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ceará Sporting Clube.

Que o futebol faz parte da cultura brasileira ninguém duvida, domina o imaginário de todos, de crianças a adultos, mas é preciso compreender que o futebol é mais do que isso, é um mundo. Um mundo que movimenta bilhões de dólares em todo mundo, por isso é amado por muitos, pelos mais diferentes "motivos".

Em nosso estado temos alguns clubes que se destacam no cenário, atenção maior para os grandes rivais Ceará e Fortaleza. O Vozão, o Mais Querido, como é conhecido é o clube da massa, ou seja, da classe proletariada do Estado e é assim desde sua origem, criado em Porangabuçu que nos idos da primeira década do século XX era um bairro isolado, da classe trabalhadora, dos operários, enfim do povão mesmo. Em meio a tantas incertezas no mundo, no mesmo ano em que foi fundado, o alvinegro de Porangabuçu, o mundo via perplexo o inicio de uma guerra de proporções mundiais, no Brasil nossa república ainda frágil, dava seus primeiros passos e na capital de um dos estados mais pobres e atrasados nascia um clube de futebol que viveria glórias nos gramados, antes mesmos dos grandes palcos: o estádio Presidente Vargas, o PV e o Plácido Castelo, o Castelão eu prefiro chamá-lo de "o Castelo do Vozão". 

Hoje tenho muita honra de ver meu time, na elite do futebol brasileiro, grupo seleto, fechado que valoriza os sulista e as equipes do sudeste. Ver o Ceará na primeira divisão é mais do que futebol, é enxergar a quedra de um paradigma elitista e xenófobo no futebol do nosso país, basta olhar a tabela do Brasileirão, só dois nordestinos, se formos comparar as populações em termos percentuais, o Nordeste teria bem mais representantes, por isso ver o alvinegro lá é motivo de orgulho e resistência de todo um povo que viveu esquecido durante muito tempo por aqueles que governam nosso país. Se você duvida, ou acha que essas palavras são um exagero, veja os comentários feitos por torcedores do Flamengo após a desclassificação perante a "Carroça Desembestada", que foi motivo de chacota e pesados insultos a uma gente que trabalha e vive em condições difíceis, mas que a todos recebe de braços abertos.

Ver o Ceará chegar a semi-final da Copa do Brasil me deixou muito orgulhoso e embora triste com o resultado, não estou decepcionado. Claro que esperava mais, sempre esperamos mais. Mas visto minha camisa preto e branca e saio na rua de cabeça erguida, por que sou um guerreiro alvinegro, só não entro em campo, mas mando minhas energias, de casa ou da arquibancada. Parabéns Ceará, parabéns guerreiros alvinegros e que venha o Brasileirão e Sulamericana. Eu sigo acreditando no meu VOZÃO!

Valeu Mesmo Guerreiros em seus nomes saúdo todos os demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário